segunda-feira, 4 de abril de 2011

Reatividade Química e Toxicidade

REATIVIDADE QUÍMICA E TOXICIDADE

REATIVIDADE
Capacidade de interação dos elementos químicos, através da troca de elétrons.

Metais - Quanto maior a eletropositividade maior reatividade.

Fila de reatividade:

K > Na > Li > Ca > Mg > Al > Zn > Fe > Ni > Pb > H > Cu > Hg > Ag > Pt > Au

Ametais - Quanto maior a eletronegatividade maior reatividade.

Fila de reatividade:

F > O > Cl > Br > I > S > C

TOXICIDADE
Capacidade de uma substância química produzir efeito nocivo quando interage com um organismo vivo.

ESTUDO DE CASOS

POTÁSSIO – K
Metal alcalino, sólido a temperatura ambiente, maleável, de coloração prateada. Constitui cerca de 2,4% da crosta terrestre. Nos seres vivos, tem função reguladora do equilíbrio osmótico.

Compostos, utilização e toxicidade
Cloreto de Potássio – KCl Fertilizantes e medicamentos Superdosagem letal
Nitrato de Potássio – KNO3 Fabricação de pólvora e inibidor da proliferação da Clostridium botulinum em alimentos enlatados As bactérias do sistema digestório convertem os nitratos em nitritos, que reagem com compostos nitrogenados e transforma-se em nitrosamina (carcinogênico). Ao entrar na corrente sanguínea, o nitrito converte a hemoglobina em meta-globulina, que é incapaz de transportar oxigênio.
Bromato de Potássio – KBrO3 Panificação. Utilização banida no Brasil. Carcinogênico
Hidróxido de Potássio – KOH Fabricação de sabões, detergentes e sabonetes Corrosivo

SÓDIO – Na
Metal alcalino, sólido a temperatura ambiente, maleável, de coloração branca ligeiramente prateada. Tem papel importante no balanço hídrico corporal e na manuenção do potencial elétrico das membranas celulares.

Compostos, utilização e toxicidade
Cloreto de Sódio – NaCl Sal de cozinha Toxicidade crônica em humanos, decorrente de uso abusivo contínuo.
Hidróxido de Sódio – NaOH Soda cáustica. Fabricação de papel, tecidos e detergentes Corrosivo. Letal se ingerido.
Borato de Sódio – Na2B4O7.10H2O Fabricação de vidros resistentes e óticos, desinfetantes e pesticidas Pode causar anorexia e convulsão em caso de exposição crônica.
Azida Sódica – NaN3 Air-bags Se ingerido provoca irritações em mucosas e perturbação do Sistema Nervoso Central. Altamente tóxico em meio aquático.

FLÚOR - F
Gás corrosivo, de coloração amarelo-pálido, fortemente oxidante. É o halogênio em maior concentração na crosta terrestre (950 ppm). Inibe a desmineralização dos ossos.

Compostos, utilização e toxicidade
Fluoreto de Sódio – NaF Prevenção de cáries dentárias e fabricação de inseticidas Se ingerido, pode causar gastrite aguda por formação de ácido fluorídrico. Superdosagem letal.
Ácido Fluorídrico – HF Produção de gasolinas, gases refrigerantes e enriquecimento de urânio Altamente corrosivo. Ingestão letal.
Trifluoreto de Boro – BF3 Catalisador em reações de polimerização Altamente tóxico. Corrosivo na presença de umidade. Pode provocar congestão dos sistemas respiratório e cardiovascular.
Clorofluorcarboneto – CFC Solventes, gases para refrigeração, propelentes em extintores de incêndio. Utilização banida no Brasil. Toxicidade nula. Principal destruidor da camada de ozônio.

OXIGÊNIO – O
Na sua forma molecular, O2, é um gás a temperatura ambiente, incolor (azul em estado líquido e sólido), insípido, inodoro, comburente e pouco solúvel em água. Representa aproximadamente 20% da composição da atmosfera terrestre. É um dos elementos mais importantes da química orgânica, participando de maneira relevante no ciclo energético dos seres vivos, sendo essencial na respiração celular dos organismos aeróbicos.

Compostos, utilização e toxicidade
Ozônio – O3 Germicida e branqueador de compostos orgânicos Na troposfera tem grande toxicidade. No caso de exposição crônica as reações variam de irritações nos olhos à diminuição da capacidade respiratória.
Monóxido de Carbono – CO Sintetizador de compostos orgânicos Alta toxicidade. Superdosagem letal. Está associado ao desenvolvimento de doença isquêmica coronária.
Dióxido de Enxofre - SO2 Desinfetante, antisséptico, conservante de alimentos e fabricação de cervejas e vinhos Gás tóxico e corrosivo na presença de umidade. Inalado, produz reações dentre irritação de garganta e edema pulmonar, além de irritação ocular.
Trióxido de Arsênio – As2O3 Fabricação de pesticidas e fármacos. Altamente tóxico e irritante. Carcinogênico.

CONSIDERAÇÕES FINAIS
Mediante informações descritas ao longo do estudo, observa-se que, quanto maior a reatividade de um elemento químico, maior a sua instabilidade, fator condicionante para a aglomeração aleatória (fato que se percebe pela dificuldade em encontrar átomos de tais elementos desagregados na natureza - oxigênio - ou mesmo em estado puro - potássio) e a formação de inúmeros compostos, dentre eles, os tóxicos e poluentes. Nota-se também que a toxicidade de um composto depende da forma de utilização e concentração.


PRINCIPAIS REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
USBERCO, João; SALVADOR, Edgar. Química. 4 ed. Saraiva, 1999. 180, 181 p
http://www.e-escola.pt/canal.asp?nome=quimica

Nenhum comentário:

Postar um comentário