segunda-feira, 4 de abril de 2011

Gestão Ambiental

Exercícios do cap. 1 do livro “Gestão Ambiental Empresarial” de Barbieri

1.                  Faça uma pesquisa nos jornais e em outros meios de comunicação de massa e relacione as notícias relativas aos problemas ambientais. Depois, classifique esses problemas conforme apresentados neste capítulo.

a)                 Vazamento de óleo no arquipélago de Tristão da Cunha atinge 20 mil pinguins de espécie ameaçada de extinção (em 23/03/2001 no site O Globo: http://oglobo.globo.com/ciencia/mat/2011/03/23/vazamento-de-oleo-no-arquipelago-de-tristao-da-cunha-atinge-20-mil-pinguins-de-especie-ameacada-de-extincao-924069672.asp)

Um grande vazamento de óleo de um cargueiro que naufragou no arquipélago de Tristão da Cunha, no Atlântico Sul, atingiu aproximadamente 20 mil pinguins-de-penacho-amarelo, espécie ameaçada de extinção, informaram autoridades locais e grupos de ambientalistas na última terça-feira. O navio maltês estava carregando 66 mil toneladas de soja do Brasil para Cingapura. Os 22 membros da tripulação foram resgatados.
Os pinguins foram cobertos de óleo combustível depois que o navio de carga encalhou na ilha Nightingale e partiu ao meio no território britânico remoto do Atlântico Sul. Mais de 800 toneladas de líquido vazaram depois que o cargueiro encalhou na manhã do dia 16 de março, de acordo com informações oficiais.
"A cena é terrível, há uma mancha de óleo ao redor da ilha", informou Trevor Glass, oficial de conservação, num comunicado. Apenas uma equipe de salvamento chegou da África do Sul, e sua capacidade de conter o vazamento e resgatar as aves é limitada. Um segundo navio, melhor equipado, é esperado para partir na quinta-feira.
Grupos ambientalistas disseram que o acidente pode representar uma ameaça ecológica diferente para a cadeia do local, já que ratos que estavam na embarcação poderiam ter chegado à costa. Muitas ilhas do arquipélago não têm roedores e uma infestação poderia causar mais danos às aves da região do que qualquer óleo, dizem especialistas.
O arquipélago de Tristão da Cunha fica a 2. 735 quilômetros da terra habitada mais próxima, a África do Sul, sendo o conjunto de ilhas inabitadas mais remoto do mundo. As ilhas têm muitos animais e abrigam cerca de 200 mil pinguins, incluindo cerca de metade da população mundial do pinguim-de-penacho-amarelo, cuja população recente diminuiu nas últimas décadas por razões desconhecidas.

R: Vazamento de óleo: Fonte de poluição antropogênica, estacionária, pontual, físico-química, gerada através da atividade humana de transporte aquático de carga para fins de exportação, tendo como meio receptor imediato a água e meio receptor final os organismos, materiais e ecossistema, de alcance regional, causando danos imediatos à flora e fauna e cujo principal impacto e a perda da biodiversidade e consequente desequilíbrio do sistema ecológico.

b)                 Radiação excessiva é encontrada na água de Tóquio (em 23/03/2011 no site BBC Brasil: http://www.bbc.co.uk/portuguese/noticias/2011/03/110323_japao_radiacao_agua_toquio_rw.shtml)

Autoridades em Tóquio afirmaram nesta quarta-feira que os níveis de radiação da água das torneiras da cidade a deixam imprópria para o consumo por bebês.
O nível de iodo radioativo em algumas áreas é de mais do que o dobro do nível considerado seguro.
O governo japonês impôs novas restrições ao consumo de alimentos de áreas afetadas pelos vazamentos da usina nuclear de Fukushima.
Os Estados Unidos também anunciaram restrições à importação de certos alimentos japoneses.
Os níveis de iodo-131 radioativo em algumas áreas de Tóquio é de 210 becquerels (unidade de medida de radiação) por litro. O nível considerado seguro para o consumo por bebês é de 100 becquerels por litro.
As autoridades advertiram a população a não dar água da torneira para crianças, mas não houve uma advertência imediata em relação ao consumo por adultos.
O Japão luta para conter o vazamento de radiação nos reatores da usina de Fukushima, atingida pelo terremoto e pelo tsunami do dia 11 de março.
R: Vazamento de radiação: Fonte de poluição antropogênica, estacionária, pontual, radiativa, gerada através de atividade humana de geração de energia, tendo como meio receptor imediato o ar e meio receptor final a água, solo, organismos, materiais e ecossistema, de alcance global, causando danos aos seres humanos (tais como: toxicidade aguda e/ou crônica alterações genéticas e câncer), à flora, fauna, solos, entre outros.

c)                  Aves marinhas são mortas por tsunami perto do Havaí (em 16/03/2011 no site Folha.com: http://www1.folha.uol.com.br/bbc/889523-aves-marinhas-sao-mortas-por-tsunami-perto-do-havai.shtml)

Milhares de albatrozes e outras espécies ameaçadas de uma reserva de vida selvagem no noroeste do Havaí foram mortos pelo tsunami que devastou o Japão na sexta-feira passada.
Segundo as autoridades americanas, milhares de peixes e outras aves, como a procelária, também foram mortas pelas ondas que atingiram o atol de Midway, santuário para mais de 2 milhões de aves marinhas.
Um dos sobreviventes foi Wisdom, uma albatroz de cerca de 60 anos, que é a ave mais velha conhecida nos Estados Unidos.
A albatroz ficou famosa recentemente quando foi vista com um filhote em fevereiro, surpreendendo cientistas pelo fato de que ainda podia criar filhotes aos 60 anos.
Midway é um dos atóis mais remotos do planeta e se transformou em santuário ambiental depois que uma instalação militar americana que ocupava o local foi fechada em 1993.
O atol foi usado como base militar pelos Estados Unidos durante a Segunda Guerra Mundial, além das guerras da Coreia e do Vietnã e durante a Guerra Fria.
Mesmo em um local remoto, a região foi atingida pelo tsunami que se seguiu ao terremoto de magnitude 9,0 que atingiu o Japão na tarde de sexta-feira.
RESGATE
O Serviço de Pesca e Vida Selvagem dos Estados Unidos informou que mil albatrozes-de-laysan, adultos e adolescentes, morreram quando o tsunami atingiu o atol. Dezenas de milhares de filhotes também morreram.
As ondas chegaram a 1,5 metro de altura no local, atingindo o atol com força por volta da meia-noite (horário local) do dia 10 de março e continuaram durante algumas horas.
Estas ondas atingiram mais de 60% da ilha do Leste, uma pequena ilha de cerca de 150 hectares dentro da área de preservação.
Os moradores do atol receberam um aviso quatro horas antes da chegada das ondas, por isso tiveram tempo de se prevenir.
Um filhote dentro de um ninho foi encontrado ileso a cerca de 35 metros do local onde deveria estar, depois de ter sido levado pelas ondas. Outras aves marinhas tiveram menos sorte e milhares delas foram enterradas vivas.
Milhares de peixes mortos foram encontrados no interior da ilha do Leste, e o impacto entre os patos e focas ainda não foi avaliado, segundo o serviço americano. No entanto, duas tartarugas verdes foram resgatadas vivas.

R: Tsunami: Fonte de poluição natural, móvel, difusa, física, tendo como meio receptor imediato a água e meio receptor final o solo, organismos, materiais e ecossistema, de alcance global, causando danos aos seres humanos, flora, fauna, construções, monumentos, tendo como principais impactos a perda da biodiversidade e salinização do solo.

2.                  Você vive num lugar onde a quantidade de água existente excede muito a demanda de água pelos habitantes. Assim, não se prevê nenhum problema de escassez por muitos anos. Nessas circunstâncias, que argumentos você usaria para sustentar uma campanha contra o desperdício de água?

R:            Para definir o método utilizado e a forma de linguagem, primeiramente deve-se avaliar as características do público-alvo. Entretanto, utilizaria como argumentos os dados sobre quantidade e disponibilidade dos recursos hídricos no âmbito global e nacional, o consumo virtual, a disparidade entre a necessidade e a atual utilização, o problema enfrentado por países como os do Oriente Médio e África, dentre outros.

3.                  No Quadro 1.2, estão relacionados os poluentes típicos de setores selecionados. Acrescente novas linhas nesse quadro, relacionando os poluentes típicos  de atividade ou setor econômico importante para o local onde você vive.
Estaleiros
Material particulado, derramamento de óleos, ruídos, dióxido de carbono, águas residuais, resíduos sólidos.

4.                  Ainda em relação ao Quadro 1.2, acrescente novas linhas relativas a hospitais, shopping centers, escolas, aeroportos e outros estabelecimentos de serviço.

Rodoviárias
Monóxido de carbono, dióxido de carbono, hidrocarbonetos tóxicos, dióxido de enxofre
Hospitais
Resíduos infecciosos, material radiativo, material patológico


5.                  Neste capítulo, forma apresentadas duas concepções diametralmente opostas sobre a capacidade da Terra de prover os recursos necessários para a subsistência da humanidade. Discuta cada uma delas e apresente as possíveis práticas de gestão ambiental que podem ser a elas associadas.

R:            Malthusianos e Neomalthusianos
·         Controle de natalidade
·         Elevação dos valores de taxas sobre o uso de recursos naturais
·         Limitação da produção de resíduos poluentes per capita, sob pena de multa

Cornucopianos
·         Incentivo fiscal para exploração de recursos naturais
·         Apoio a pesquisas tecnológicas sobre exploração de recursos naturais não renováveis
·         Disseminação da produção de alimentos transgênicos

6.                  Enumere diversas fontes de energia renováveis e não renováveis. Depois, faça uma pesquisa sobre cada uma delas, apresentando a disponibilidade e as expectativas para os próximos 10, 20 e 30 anos. Indique o grau de importância que essas fontes representam hoje e representarão no futuro.

R:            Renováveis:
                Energia solar, energia eólica, energia hídrica, etanol, biodiesel e biomassa

                Não Renováveis
                Petróleo, gás natural e energia nuclear

                Apesar de o petróleo estar em franco declínio de disponibilidade, acarretando inclusive guerras veladas pela sua exploração, no Brasil, por causa da descoberta do pré-sal, deverá ainda ser utilizado e comercializado amplamente pelos próximos 50 anos.
                O acidente radiativo em Fukushima, Japão, abriu precedente para a discussão sobre os benefícios e malefícios da utilização da energia nuclear, porém ainda não existem conclusões sobre o seu uso nem indicativos concretos sobre sua disponibilidade num futuro próximo.
                O Brasil é precursor na utilização do biocombustível e estabeleceu recentemente acordo com os EUA para compartilhar conhecimentos e tecnologias sobre a fonte de energia renovável.
                Embora a possibilidade de aquecimento global suscite interesse e pesquisas sobre o uso de fontes renováveis e limpas de energia, como a solar e eólica, ainda não existem prognósticos sobre a sua utilização nos próximos anos. Essas fontes tem disponibilidade diferenciada em cada região do planeta.

7.                  Por que a distinção entre recursos renováveis e não renováveis deve ser vista com reservas? Apresente exemplos.

R:            A classificação dos recursos naturais em renováveis e não renováveis deve ser vista com reservas porque ela depende de uma escala temporal humana. Na realidade, todos os recursos se renovam através dos ciclos biogeoquímicos, porém alguns podem levar milhões de anos, como é o caso do petróleo, gás natural, entre outros.

8.                  Explique por que a visão de mundo dos gestores deve ser entendida como uma das dimensões da gestão ambiental? Apresente exemplos.

R:            A visão de mundo dos gestores deve ser entendida como uma das dimensões da gestão ambiental porque ela interfere diretamente na ação da proposta. Os cornucopianos, por exemplo, limitam-se a cumprir somente o que a legislação determina pois entendem que a Terra tem uma fonte inesgotável de recursos a serem utilizados. Já os malthusianos acreditam que o desenvolvimento ecônomo-técnico-científico  acarretará, num futuro próximo, na sucumbência de toda a vida no planeta, devendo ser radicalmente freado e revertido.

9.                  Certas pessoas reconhecem que os problemas ambientais existem, mas que serão resolvidos com o avanço da ciência e tecnologia. Outras não professam a mesma fé na ciência e tecnologia ou até duvidam de que leas podem trazer soluções aos problemas ambientais. Há ainda os que entendem que a maioria dos problemas ambientais foi criado pela ciência e tecnologia, e que não se pode esperar que elas tragam soluções. Discuta essas opiniões com um grupo de colegas e identifique práticas de gestão ambiental coerentes com cada uma delas.

Malthusiano
Cético
Cornucopiano
Reduz o desenvolvimento econômico, científico e tecnológico uma vez que este foi o grande precursor do desequilíbrio ecológico atual.
Incentiva o desenvolvimento científico e tecnológico após observação de resultados de pesquisas feitas em outras localidade/instituições.
Investe em desenvolvimento econômico, científico e tecnológico a fim de resolver os problemas ambientais que o impossibilite expandir comercialmente.


10.               Relacione as diferenças entre uma proposta de gestão socioambiental e outras propostas situadas nos pólos extremos, conforme mostrado neste capítulo.

Malthusianos
Socioambientais
Cornucopianos
Ecocentrismo;
Equidade biológica;
Fatores bióticos são interdependentes no sistema ecológico e nenhuma espécie pode se sobrepor as demais.
Reconhecem o valor da natureza, mas admitem que sua utilização para atender as necessidades humanas presentes e futuras, respeitando as limitações do meio ambiente.
Antropocentrismo;
A natureza é um instrumento humano;
A preocupação com o meio ambiente se da na medida em que este se torna um problema.


Nenhum comentário:

Postar um comentário